Modern Stone por Ami Drach & Dov Ganchrow

Enviado em 22/11/2012 por André Felipe Ynouye

Do estúdio de design israelense Ami Drach & Dov Ganchrow, apresentado no Budapest Design Week deste ano, a série Modern Stone revisita os mais antigos artefatos da humanidade num contexto moderno e contemporâneo.

Acompanhando o domínio do homem na produção de ferramentas ao longo de sua evolução e sua força no avanço da história, a série traz uma nova interação de objetos de pedra condensados em peças singulares. Resultado disso é uma exploração experimental na esfera da fabricação de ferramentas, onde a pedra tem sido o fator mais importante no significado de sobrevivência por milhões de anos, sendo a ampliação do nosso corpo (dentes, unhas, punhos, etc) em força e capacidades de corte.

Através de escaneamento e impressão tridimensionais, os artefatos antigos foram digitalmente equipados com ganchos, manoplas e empunhaduras, moldando ergonomicamente o uso da forma rústica das pedras. A justaposição das polaridades dos processos de montagem do artefato, traz uma intersecção tecnológica de materiais e funcionalidades ao encontro de uma escala completamente tangível.